Contact Info

v>
image

Cuidar de quem cuida

O apoio ao cuidador principal é fundamental no contexto do cuidado, já que com doenças crônicas, por exemplo, os paciente ficam cada vez mais impossibilitados de manter suas atividades básicas da vida diária, dependendo assim da presença e funções exercidas por este cuidador.

Não é incomum que a família esteja fragilizada, cansada e insegura ao longo do processo de adoecimento do ente querido, sobretudo em momentos de internação, desospitalização e/ou manutenção do cuidado em domicílio. Nesses casos, o cuidador principal acaba por assegurar as demandas do cuidado, ainda que de forma intuitiva, com pouca ou nenhuma experiência e muita sobrecarga de cuidado, o que pode acarretar em danos nas diversas esferas de sua vida.

Estratégias de autocuidado para os cuidadores:

1- tempo para dormir sem a demanda do cuidado com o paciente;
2- ajuda para cozinhar;
3- momentos de lazer com família e amigos;
4- participação em suas atividades espirituais;
5- tempo para si;
6- busca de ajuda nas tarefas domésticas;
7- identificação de pessoas de confiança para desabafar;
8- possibilidade de expressar seus sentimentos sobre o paciente com alguém que passou pela mesma experiência;

A geriatria é fundamental para garantir longevidade, mas não apenas mais dias de vida, mas sim uma garantia de que cada fase seja vivida com dignidade, funcionalidade, autonomia, saúde e bem-estar nessa fase da vida.
9- 9. discussão sobre seus sentimentos em relação ao paciente para ter a certeza de que é habitual ter fortes sentimentos negativos, tais como ansiedade, preocupação, tristeza, culpa e raiva.

Em resumo, quando os cuidadores estão bem cuidados, eles podem proporcionar um melhor cuidado à pessoa sob seus cuidados, exercendo seu papel de forma eficaz e saudável.

Copyright© Porto Prod., Todos os direitos reservados.